Ferramentas digitais: buscadores de áudios e músicas

November 14, 2017


Quem não gosta de navegar pela internet enquanto escuta aquela playlist especial? É quase regra. Atualmente, o Spotify tem se mostrado o queridinho dos internautas por, mesmo em sua versão free, ser atualizado frequentemente com os lançamentos dos artistas nacionais e internacionais, episódios de podcasts e ainda oferecer tudo isso com alta qualidade em uma interface agradável. O aplicativo/site tem substituído o bom e velho YouTube que, apesar de ser uma rede para vídeos, quebrava o galho de quem só queria ouvir um sonzinho bacana. Contudo, ainda que os Spotify esteja no topo das preferências atuais, é interessante saber que a internet, grande como ela é, guarda outras plataformas grátis e de qualidade não só para quem procura músicas, mas também áudios para trabalhos, programas de rádio etc.

1. JustHearIt
O site JustHearIt se assemelha muito à plataforma web do Spotify, mas com detalhes a mais que fazem a diferença. Após um cadastro rápido, o usuário pode procuras por artistas e músicas específicas. Além de pesquisar playlists, é possível também criá-las, e de forma bem interativa! Basta pesquisar por uma música, segurar a faixa com o mouse e arrastá-la até a lateral esquerda e soltar (em uma playlist já existente ou criando uma em seguida). No mesmo sistema de arrasta-solta, é possível reordenar as músicas de uma playlist. Outro detalhe especial é que o site exibe em que parte a música está, através de uma barrinha em um círculo, que vai ficando verde à medida em que a música vai passando; isso no topo da aba, facilitando para o usuário que escuta a playlist enquanto navega em outras janelas.

O ponto fraco do JustHearIt é que há ainda pouco repertório dos artistas disponível, principalmente dos nacionais. Contudo, sua versão free não exibe anúncios entre as faixas de música, como outras plataformas.

Exemplo de playlist no JustHearIt

2. Radioteca
Como o próprio nome sugere, a Radioteca funciona como uma biblioteca de áudios radiofônicos, organizados em categorias: assunto, data, autor e gênero. Seu uso é comum entre rádios comunitárias e jornalistas multimídia, tendo arquivos publicados em diversos idiomas e vindos de diversos países, inclusive do Brasil. O site sugere que se efetue um login, mas alguns recursos essenciais, como download dos áudios, estão disponíveis sem que se faça isso.

MAIS FERRAMENTAS 
Para conhecer outras ferramentas digitais que facilitam sua vida na internet, o e-book da Sandra Crucianelli, Ferramentas Digitais para Jornalistas, pode ser bem útil. Não deixe de conferir ;)

You Might Also Like

1 comments

  1. Wow thats very wonderful I actually have detected a replacement app play spotify
    this app is nice and that i have started viewing it.Thanks for the assistance and suggesting the matter i'll travel with it.Keep business and writing new article.

    ReplyDelete